Scanner automotivo

Os aparelhos de diagnóstico eletrônico, conhecidos como scanners, são hoje em dia ferramentas básicas de qualquer boa oficina ou concessionária. Se seu uso cada vez mais freqüente facilitou a descoberta de defeitos, quem souber se valer dessa tecnologia poderá tirar grandes benefícios, como descobrir se o veículo já foi batido, qual é sua quilometragem real, quando o carro foi fabricado e até se as manutenções necessárias foram feitas corretamente.

 

Em primeiro lugar, é importante distinguir entre os dois tipos de scanners existentes: o "genérico" ou multimarca e o OEM (Original Equipment Manufacturer), também chamado só de aparelho de diagnóstico ou por alguma sigla, dependendo da montadora. O genérico acessa em geral apenas os códigos de defeito informados pela central eletrônica, mas funciona na maioria dos carros. Já os OEM têm acesso a todas as informações contidas nos módulos, podendo inclusive reprogramá-los, mas só podem ser usados nos veículos de uma marca específica. Eles têm como interagir com todos os módulos do carro, já que sabem o que cada um pode fornecer de informação. Há, por exemplo, o histórico de quilometragem, tempo que o veículo (especialmente um de carga) permaneceu parado, levantamento das condições (temperatura, velocidade etc.) em que a falha ocorreu etc.

Com a ajuda desses aparelhos, é possível ir mais longe e descobrir se o carro já foi batido, puxando as informações do módulo de acionamento do airbag, por exemplo. Há dois dispositivos que controlam o acionamento de um airbag: um sensor externo, que mede a desaceleração do veículo, e um que fica dentro da central de controle da bolsa. Quando o airbag é acionado, o sensor interno do módulo trava, o que exige a troca de todo o módulo. Se ele não for trocado, o aparelho de diagnóstico avisa.

Como, então, ter acesso às informações contidas nas centrais e se certificar de que está tudo bem com o carro? Só há um caminhos: uma oficina de confiança.

Apesar de cada vez mais comuns, o scanner ainda é caro. Os genéricos mais simples custam 7 000 reais, mas podem passar dos 20 000, devido à variedade de carros a que eles têm de se adaptar. Existem 32 tipos de conectores, que vão de nacionais a importados. 

A Masserati Motor  conta com os scanners mais   modernos  do mercado para diagnosticar o seu carro de qualquer ano,qualquer marca e modelo.

Venha nos fazer uma visita!