Limpeza de bicos: fazê-la ou não fazê-la, eis a questão!

 

Detalhamos as etapas de limpeza do sistema de injeção eletrônica Fiat Punto 1.4 flex, com dicas e cuidados necessários para um reparo eficiente. 

Diariamente na oficina clientes queixam-se de que o veículo apresenta pouca potência, falha no momento de aceleração e baixo desempenho nas retomadas de velocidade. Existem diversos fatores que podem ocasionar estes sintomas, tanto mecânicos quanto eletrônicos, ou mesmo eletromecânicos.
 

Fiat Punto 2011, motor 1.4 Fire Flex de 8 válvulas, sistema de módulo de injeção IAW4DF, da FPT. O veículo, com 22.000 km rodados apresentou falta de potência, motor “engasgando” e em 1ª marcha, patinou na subida.


PRÉ-DIAGNÓSTICO

No caso deste Fiat Punto, algumas das causas que podem interferir no perfeito desempenho são velas gastas ou carbonizadas, cabos de velas com defeito ou rompidos, embreagem desgastada e ainda problemas na injeção eletrônica, pois o sistema é suscetível a falhas de componentes, uso de combustível de má qualidade, sujeira ou borra que venham do motor.
É recomendável que o proprietário faça a limpeza do sistema de injeção eletrônica entre 6 meses e 1 ano, dependendo das condições de uso do veículo, da qualidade do combustível que o veículo é abastecido ou se é feita a manutenção preventiva regularmente, como troca de óleo, filtros, velas e cabos, ou até mesmo o alinhamento, balanceamento e cambagem das rodas e pneus que influenciam na exigência e no consumo do motor. 

Recomendamos ao cliente sempre abastecer no mesmo posto.
 

Acompanhe o passo a passo desde o diagnóstico até a solução do problema, a checagem destes itens e dicas do que se deve atentar para solucionar o problema neste veículo. Verificamos alguns componentes para detectar as falhas: a) O cliente já havia trocado velas e cabos de velas e o defeito ainda persistia. Retiramos as velas e cabos para checar se estes itens trocados estavam de acordo com as especificações do fabricante, pois instalar estas peças fora das normas podem causar mau funcionamento. b) Avaliamos se a embreagem apresentava desgaste, mas estava perfeita. No Punto estes itens estão corretos. Passaremos então para o processo de avaliação do sistema de injeção eletrônica.

DIAGNÓSTICO

1) Retire a tampa da caixa de fusíveis do interior do veículo e conecte o cabo do scanner no local indicado.
2) Escolha o modelo do veículo e o scanner fará testes, leitura de falhas e diagnóstico da injeção, e indicará o erro.

DESMONTAGEM E LIMPEZA

1) Retire a tampa plástica do motor (onde está o filtro de ar) do suporte sobre a tampa de válvula. Remova também as duas abraçadeiras da mangueira do respiro do motor: 1A) a do filtro de ar e 1B) a que conecta à tampa de válvula.
2) Desencaixe a mangueira da válvula do canister (azul), do suporte plástico. 2A) Em seguida, solte os 4 parafusos e retire o suporte metálico, que fica sobre a tampa de válvula e do coletor.
DICA: Ao retirar a mangueira do respiro do motor, cuidado para não perder a tela do filtro antichamas. Veja se a tela está suja ou com borra, limpe-a com gasolina ou substitua se estiver danificada ou muito suja. A função da tela é proteger a saída do vapor do motor, se houver alguma borra ou sujeira solta, pode entrar pela mangueira e T.B.I. até a câmera de combustão. Se esta sujeira se alojar na vela, causará a falha do motor. Quando isso ocorrer o mecânico verificará cabos de vela, injeção, bicos, e não perceberá que a causa do problema foi a sujeira na vela.
3) Com o auxílio de um alicate, pressione o conector plástico cinza (aperte com cuidado pois este conector pode quebrar com facilidade) e desconecte a mangueira de alimentação de combustível, que vai conectada na flauta dos bicos de injeção.
4) Solte os conectores amarelos dos bicos de injeção com muito cuidado, pois eles são muito sensíveis e também podem quebrar. Eles possuem uma trava metálica. Para ajudar a soltá-los, utilize uma chave de fenda.
5) Utilizando uma chave torx, solte os 2 parafusos que seguram a flauta dos bicos.
6) Retire cuidadosamente os bicos da flauta, com cuidado pois pode quebrar o conector. 6A) Comparativo de dois bicos, um deles com o conector quebrado. 6B) Desmonte os anéis de vedação (O-ring) dos bicos e verifique se eles possuem rachaduras – o melhor a fazer é substituir todos os anéis dos bicos de injeção, principalmente se o veículo nunca passou ou não passa por uma revisão periódica. Lave os bicos e a flauta utilizando um pincel com gasolina limpa. Não deixe cair gasolina nos terminais dos bicos e conectores da flauta. Seque tudo com um jato de ar.
7) Submeta os bicos para teste em uma máquina para limpeza de bicos de injeção. 7A) Monte-os na flauta do equipamento, que vai bombear um líquido específico para limpeza de bico através dos bicos e avaliar sua vazão.
8) Mergulhe a flauta na solução para limpeza de bico em ultrassom e ative a função de limpeza. 8A) De acordo com o seu equipamento, escolha a intensidade e o tempo do ultrassom, em média de 15 a 30 minutos.



OTIMIZAÇÃO DE TEMPO

Enquanto os bicos injetores estiverem na máquina fazemos a limpeza, volte ao veículo para continuar a reparação. Teremos esse tempo da limpeza para continuar a manutenção.
DICA: Sempre que efetuar uma limpeza no sistema de injeção bicombustível, recomendamos a troca do filtro de combustível da partida a frio. Não é uma peça cara e o sistema de injeção ficará limpo por mais tempo.
9) Retire o conector plástico e solte os parafusos do corpo de borboleta eletrônico (T.B.I.). 9A) O corpo de borboleta acumula muita sujeira, 9B) Para isso limpe com gasolina aplicando com um pincel – nunca force a borboleta com nenhuma ferramenta nem com o dedo. Enxague com água. 9C) Tome muito cuidado para não molhar a proteção plástica preta, que cobre os componentes eletrônicos. Seque a T.B.I. com um jato de ar.
10) De volta ao carro, aplique uma boa quantidade de spray descarbonizante diretamente no coletor. 10A) Aplique também “limpa-contato” no terminal do corpo de borboleta eletrônico e 10B) no conector. Monte novamente a T.B.I. ao motor e aperte os parafusos. Não esqueça de encaixar o conector ao terminal. 10C) Para sua garantia do serviço, aplique tinta-lacre em um dos parafusos.

DE VOLTA AOS BICOS

11) Quando o equipamento finalizar a limpeza por ultrassom, repita o teste de vazão para verificar se os bicos estão pulverizando as quantidades por igual.



MONTAGEM

DICA: “Para facilitar a montagem e não quebrar os bicos injetores, aplique lubrificante spray nos encaixes dos 4 bicos da flauta e nos 4 furos do coletor.
12) Encaixe com cuidado a flauta de volta no coletor, com atenção ao conector cinza. Dê aperto nos 2 parafusos torx. 12A) Aplique limpa-contato nos 4 conectores e terminais amarelos. 12B) Com o auxílio de uma chave de fenda, pressione a mola do conector e empurre, para encaixar mais facilmente e não quebrar. 12C) Aplique tinta-lacre para garantir seu reparo, se outra pessoa mexer no seu serviço você saberá.
13) Encaixe a mangueira de alimentação de combustível à flauta, pressionando cuidadosamente o engate rápido (cinza) com um alicate, para facilitar. 13A) Recoloque o suporte do filtro de ar, apertando os parafusos em “X”. 13B) Fixe a mangueira da válvula do canister no suporte plástico. 13C) Gire a chave da ignição (sem dar a partida no motor), espere 10 segundos e desligue. Repita por 3 vezes, este procedimento é feito para certificar-se de que não há vazamento de combustível.
14) Monte a mangueira do respiro de ar do motor, apertando a abraçadeira da tampa de válvula. 14A) Com um alicate, aperte a abraçadeira da tampa plástica do motor. 14B) Encaixe a tampa em seu suporte. Verifique se não esqueceu peças, ferramentas ou panos antes de encaixar a tampa.

FINALIZAÇÃO

Ao terminar a montagem, repasse o scanner para regulagem/programação da T.B.I., para verificação final e certificar-se de que não há falhas, problemas nas conexões ou qualquer outro defeito. Desconecte o cabo do scanner e feche a tampa da caixa de fusíveis.
 

 

ESCLARECIMENTO

Respeitamos a opinião das montadoras, mas acreditamos  que eles não levam em consideração a péssima qualidade do combustível brasileiro (em função de adulteração), no nosso trabalho do dia a dia, podemos constatar motores que pararam de funcionar e depois de uma limpeza de bicos voltaram a operar.

 

 

Limpeza de bicos injetores tem que ser feita de forma corretiva e não preventiva!

Serviço leva e traz

Serviço diurno e noturno

Guincho 24h

    (11)  98216 6396  Vivo

                (11)  98799 6130   Tim

                 ID 14*100521