Hora de fazer retífica no motor

 O motor de um automóvel usado em perímetros urbanos deverá ter a sua primeira retífica entre 120 mil e 150 mil quilômetros.

 A durabilidade dos motores atuais varia conforme a sua aplicação, tipo de uso e manutenção efetuada. Se for utilizado sempre em perímetros urbanos, com pouca quilometragem percorrida em cada trajeto, o motor de um automóvel deverá ter a sua primeira retífica entre 120 mil e 150 mil quilômetros. Já se o veículo for utilizado em percursos mais longos, a vida útil do motor pode aumentar, chegando a ultrapassar os 300 mil Km. E por que ocorre essa diferença de durabilidade? 

Um veículo que percorre pequenos trajetos nunca estará devidamente aquecido, além disso, toda partida leva esforço ao conjunto elétrico. Já os veículos usados na estrada, após efetuada a partida, têm um funcionamento muito mais prolongado, evitando o desgaste prematuro. Na estrada, o motor funciona em regime de torque, enquanto na cidade é usado quase sempre em marcha lenta, o que significa um maior esforço. Outro ponto importante é que a refrigeração do motor, em trajetos longos, é muito melhor do que em uma área engarrafada. De acordo com o José Arnaldo Laguna, presidente do Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem), a vida útil máxima de um veículo só poderá ser atingida e até mesmo ultrapassada se as revisões periódicas forem realizadas, conforme as especificações que constam no manual do veículo editado pelo fabricante. No caso dos motores, a manutenção periódica consiste em troca de óleo e dos filtros de óleo, de combustível e de ar, além da revisão do sistema de injeção e dos cabeçotes do motor. 

MOTOR 1.0 – Por trabalharem com alto giro, os motores 1.0, se utilizados em regimes extremos de rotação, poderão ter sua vida útil reduzida. Se bem operados, dentro da faixa de rotação recomendada pelo fabricante, a tendência é durarem tanto quanto os demais. Laguna diz que os primeiros populares no Brasil estarão entrando em breve na faixa dos que necessitam de reparo de motor. Os motores de carros novos também podem precisar de retífica antes do tempo. O problema é ocasionado pelo uso de lubrificantes inadequados. O proprietário da Retífica Paris, César Romero, diz que o óleo para motor deve ser o recomendado pelo fabricante. Isso porque os produtos de má qualidade perdem a viscosidade rapidamente, deixando de lubrificar as peças do motor. A orientação para a troca do lubrificante varia de acordo com o modelo do carro. Na maioria dos casos, o óleo deve ser substituído a cada 20 mil Km. César Romero aconselha que essa troca seja feita a cada 5 mil km, para se conseguir um rendimento melhor. A durabilidade também depende da qualidade do combustível. Se estiver adulterado, provoca danos ao sistema de injeção eletrônica e às partes internas do motor.Aprenda a conhecer os ruídos estranhos do seu veículo Para descobrir se o motor está precisando de retífica, é necessário avaliar algumas situações, diz César Romero. A primeira delas é a perda de potência. Um proprietário atento notará que o carro está ficando mais fraco, não rendendo como antes. Por exemplo, em uma subida que fazia em quarta marcha, agora é preciso reduzir. Um outro ponto a ser observado é se, ao reduzir a marcha em uma descida,a compressão do motor segura o veículo e diminui a velocidade. Se isso acontecer, o motor ainda está com boa força. Outro indicativo é a baixa de óleo excessiva. “Os fabricantes de veículos dizem que é natural a perda de 1 litro a cada mil quilômetros, mas é bom ficar atento a esse consumo”, ressalta o dono da retífica Paris, César Romero. O alto consumo pode estar ligado às impurezas retidas no filtro de ar. Os problemas no motor também são apontados quando há ruídos na região superior do motor (cabeçote). Esses barulhos consistem em batidas de válvulas e até mesmo o som de um objeto estrano na parte interna, o que significa que algo quebrou e projetou-se para fora dos pistões. Alguns ruídos, como som de batidas seguidas de silêncio, podem indicar problemas mais sérios.

 

AGENDE SUA VISITA NA MASSERATI MOTOR

RETIFICAMOS O MOTOR DO SEU CARRO 

FACILITAMOS PAGAMENTO EM ATÉ 12X NO CARTÃO 

Venha conferir trabalho rápido e com qualidade!

 

Serviço leva e traz

Serviço diurno e noturno

Guincho 24h

    (11)  98216 6396  Vivo

                (11)  98799 6130   Tim

                 ID 14*100521